segunda-feira, 7 de julho de 2008

As mulheres nas religiões


No painel dedicado as mulheres nas religiões várias estudos, referentes as religiãos Baptista, Católica e Muçulmanas, fomentaram o debate sobre o feminino e a fé.

Para a investigadora Shahd Wadi existe uma ideia generalizada sobre as mulheres muçulmanas, sendo necessário mostrar outras versões. Apesar de afirmar que nenhuma parte do Corão define como necessidade o uso do véu, a investigadora acredita que existe muitas diferenças na percepção deste costume. Assim se o véu das mulheres muçulmanas é associado à opressão, outros como o véu das freiras é visto como símbolo de pureza. Actualmente, mais do que uma ligação à fé, o regresso ao véu dá-se como forma de reafirmar a sua identidade.

Shahd Wadi acredita que existe muitas ideias erradas sobre o conteúdo do Corão, assim como acontece com o uso do véu. Da mesma forma nada afirma no livro sagrado a necessidade da mutilação genital e a poligamia é vista como excepção e não como regra.

Para Alcilene Cavalcante quando se fala de feminismo e religiões estamos a falar de política. Ao longo da sua pesquisa constatou que o Vaticano contribui a uma determinada difusão de conceito de género, (entre eles documentos como Família, matrimonial e união de facto, Carta ao Bispo sobre a participação da Mulher e do Homem na difusão da Igreja, Carta à família …). Textos esses que contribuem para a acentuação do papel da mulher como mãe, “ valores fundamentais da Mulher: capacidade para o outro”, configurando assim a função da mulher o cuidar do outro.
Texto de Opinião de Anselmo Borges sobre o Congresso onde foi comentador do painel

Sem comentários: