segunda-feira, 7 de julho de 2008

" Fracturante é a Discriminação"

São homens e mulheres, jovens e adultos, que lutam pela mesma causa – a não-discriminação dos homossexuais. São activistas que clamam o direito ao casamento e à adopção, entre outras reivindicações. A resignação dos participantes levou à mobilização de centenas de cidadãos, que participaram na nona Marcha do Orgulho LGBT na Praça do Comércio, em Lisboa.

Unidos pelas mesmas razões, foi num ambiente repleto de pessoas, música, dança, carros alegóricos e balões coloridos que os homossexuais se pronunciaram e discursaram sobre as suas condições. A Marcha LGBT não luta pela aceitação, mas de respeito para com todos os cidadãos.

Debatido igualmente no Congresso Feminista 2008, os participantes do evento juntaram-se à Marcha LGBT, provando que a discriminação paira em todas as dimensões da sociedade.

O Dia do Orgulho Gay nasceu no bar Stonewall-Inn, em Nova York, em 1969, devido ao confronto entre homossexuais e travestis contra as autoridades americanas. O conflito, que durou dois dias, levou ao encarceramento de 13 presos. Do 28 de Junho nasceu a bandeira ‘arco-íris’.

Voltar

Sem comentários: